Profa. Marli Oliveira de Carvalho FY

Temas

A MPB NA SALA DE AULA: numa abordagem interdisciplinar

A Música Popular Brasileira – MPB – é considerada uma das produções culturais mais ricas do Século XX. Atualmente é produto de exportação, representando nosso país com legitimidade.

Cabe a Escola resgatar este patrimônio, valendo-se da música como um recurso que expressa de maneira sensível a cultura do povo brasileiro, bem como um facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos componentes curriculares da Educação Básica e do Ensino Superior.

Com base nesta percepção e fundamentação, concebi esta palestra visando apresentar aos educadores a legislação que norteia o diálogo entre a Escola e a Música Popular Brasileira.


I- Escola e Música: boas parcerias
Por que ensinar com música?
Desde os primórdios da Educação Brasileira a música é utilizada nas escolas. Os jesuítas utilizavam a música como atrativo para agregar as crianças indígenas em seus ideais de catequização.
A música é um veículo de aprendizagem, uma vez que dá significado ao conteúdo ensinado. Através de suas letras transmite conceitos e valores.
Atualmente, a música está esquecida em nossas escolas. A minha proposta visa resgatar a música na sala de aula.

Proposta
- Refletir a relação entre a sala de aula e a MPB
- Facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos educandos.
- Resgatar a MPB patrimônio representante da identidade e da cultura do povo brasileiro

Metodologia
- Apresentação, análise e discussão de letras de música popular brasileira (MPB) no contexto didático e pedagógico.



Temas anteriores

A MPB NA SALA DE AULA: numa abordagem interdisciplinar

Cantando a História de São Paulo

A Cultura Afro Brasileira

A Construção da Nossa Brasilidade Traduzida pelo Cancioneiro Popular

O feminino na Educação cantado pela MPB

A Criança canta a sua História

 

Profa. Marli Oliveira de Carvalho FY

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