Temas
A MPB NA SALA DE AULA: numa abordagem interdisciplinar
A Música Popular Brasileira – MPB – é considerada uma das produções culturais mais ricas do Século XX. Atualmente é produto de exportação, representando nosso país com legitimidade.
Cabe a Escola resgatar este patrimônio, valendo-se da música como um recurso que expressa de maneira sensível a cultura do povo brasileiro, bem como um facilitador do processo de ensino e aprendizagem nos componentes curriculares da Educação Básica e do Ensino Superior.
Com base nesta percepção e fundamentação, concebi esta palestra visando apresentar aos educadores a legislação que norteia o diálogo entre a Escola e a Música Popular Brasileira.
I- Escola e Música: boas parcerias
Por que ensinar com música?
Desde os primórdios da Educação Brasileira a música é utilizada nas escolas. Os jesuítas utilizavam a música como atrativo para agregar as crianças indígenas em seus ideais de catequização.
A música é um veículo de aprendizagem, uma vez que dá significado ao conteúdo ensinado. Através de suas letras transmite conceitos e valores.
Atualmente, a música está esquecida em nossas escolas. A minha proposta visa resgatar a música na sala de aula.
Proposta
- Refletir a relação entre a sala de aula e a MPB
- Facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos educandos.
- Resgatar a MPB patrimônio representante da identidade e da cultura do povo brasileiro
Metodologia
- Apresentação, análise e discussão de letras de música popular brasileira (MPB) no contexto didático e pedagógico.
Temas anteriores
A MPB NA SALA DE AULA: numa abordagem interdisciplinar
Cantando a História de São Paulo
A Cultura Afro Brasileira
A Construção da Nossa Brasilidade Traduzida pelo Cancioneiro Popular
O feminino na Educação cantado pela MPB
A Criança canta a sua História